drone
A implementação e utilização de tecnologias na atividade policial vem crescendo a cada, muitas “armas” de apoio ao policiamento e para a segurança pública já podem ser vistas nas grandes cidades brasileiras, outras longe das vistas dos civis também são utilizadas com frequência para o monitoramento de uso dissimulado.
Com o desenvolvimento dessas tecnologias as indústrias observaram que na segurança pública, existe um diverso mercado, com isso começaram a desenvolver vários equipamentos para a aplicação na sociedade, fato que elevou o nível de segurança em muitas cidades brasileiras.
No atual ano, grandes acontecimentos irão ocorrer no nosso país, como as eleições presidenciais e a copa do mundo da FIFA, as consequências desses fatos já são notadas pelas constantes manifestações que estão ocorrendo em todo Brasil e causando muitos prejuízos a diversos órgãos e empresas.
Para monitorar os manifestantes mais alvoroçados e para a própria segurança dos demais participantes e de todos que se envolvem nas atuais manifestações, esta sendo utilizado um equipamento primordial que será retratado neste trabalho, o DRONE.
II – DESENVOLVIMENTO
Quando se falava em monitorar uma ocorrência tendo uma visão geral do evento, ou quem sabe monitorar uma multidão em uma manifestação sem ser percebido, muitas pessoas não acreditava em um método capaz. Mas já existe uma tecnologia que pode atender estas e outras demandas operacionais, são os DRONES ou, em português, VANTS. Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) configuram-se como uma opção tática que poderia ser utilizada em diversos tipos e modalidades de ações policiais.
Os DRONES caracterizam-se como aeronaves que não necessitam da presença de piloto para operação. Este tipo de tecnologia foi inicialmente inspirada nas bombas voadoras alemãs, utilizadas na Segunda Guerra Mundial. Quando de origem para serviços militares, são desenvolvidos para operações em áreas de risco