Drogas
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE I
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
DAYVISSON LUCAS DE OLIVEIRA PEREIRA
PINHEIRO-MA
2013
Análise do projeto político pedagógico da UEEBM “Raimundo Nonato Lobato”
O ppp (projeto político pedagógico) tem sido objeto de estudo para muitos profissionais na área da educação como: professores, gestores equipes de pesquisa e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino em nosso país.
No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p.1.144).
Quando é construído um projeto em uma escola, planeja-se o que se tem a intenção de fazer, de realizar. Lançando-o para diante, com base no que se tem, buscando o possível. É pressentir um futuro diferente do presente. Nas palavras de Gadotti:
“Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (1994, p. 579)”.
Nesse sentido na UEEBM “Raimundo Nonato Lobato” foi elaborado um projeto político pedagógico com o objetivo de desenvolver o aprendizado com qualidade de ensino e estabelecer relações sociais, desenvolvendo com eficácia os laços entre escola e comunidade.
Essa escola estar localizada no município de Palmeirândia no Estado do Maranhão, sua modalidade de ensino é o infantil e o fundamental I, tendo como gestor Edson Costa e todo um corpo docente com a