Drogas
Para se compreender a natureza da dependência química é necessário conhecer os efeitos da tolerância no organismo. O corpo considera veneno qualquer droga que ingere. Vários órgãos, principalmente o fígado e os rins, tentam eliminar a substância química antes que cause muito dano. Mas o uso de droga, por período constante, força o corpo a mudar, adaptar-se e a desenvolver tolerância. A tolerância é a capacidade do organismo em adaptar-se ao uso de substâncias psicoativas (aquelas que possuem a capacidade de alterar o comportamento, o humor e a cognição de um ser vivo) de tal modo que o efeito buscado diminui. Assim, para sentir o mesmo bem estar, o usuário aumenta a quantidade que usa a cada vez. Às vezes chega a usar doses enormes capazes de matar uma pessoa normal. Nesta etapa, a falta da droga poderá resultar no que se chama Síndrome de Abstinência Aguda, causando grande desconforto físico e emocional. Parte é criada pelos danos físicos e pela necessidade da substância psicoativa. Parte da dor é causada pela reação psicológica de perder o principal método de lidar com a vida. E parte é social, causada pela separação de uma maneira de viver centrada na dependência química. Cada tipo de droga provoca um determinado efeito no organismo.Vamos conhecer alguns deles:
__DROGAS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL__
As drogas estimulantes, como diz o próprio nome, estimulam o cérebro a funcionar num ritmo mais rápido, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono, alterando o humor e ocasionando uma agitação corporal. Este grupo de substâncias é também chamado de psicoanalépticos, nooanalépticos, timolépticos.
Fonte:www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/estimula.htm
ANFETAMINAS
COCAÍNA
NICOTINA
CAFEÍNA
__DROGAS DEPRESSORAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL__ As drogas depressoras acalmam o cérebro, fazendo-o funcionar mais devagar, diminuindo a ansiedade e prostrando o corpo, fazendo com que a pessoa