Drogas
IN - O adolescente de “hoje” é diferente do adolescente de “ontem”?
Sim. O adolescente de ontem era mais envolvido com sua família. Tinha um “colo” mais próximo. Um ambiente familiar mais sólido que dava um suporte psicológico para esse adolescente, vivenciar suas frustrações e medo. Apesar das imperfeições o sentimento de segurança, dado por essa família, era manifesto. Hoje, a família é mais líquida, todos buscam seus objetivos, mas com uma individualidade muito grande, onde na maior parte das vezes, não se ouve o outro. Nem os adolescentes sentem-se bem em falar com seus pais e nem seus pais os querem ouvir.
IN – Quais as características do desenvolvimento do adolescente?
Essas características, no contexto sociofamiliar, por exemplo, ocorrem de acordo com as condições sociais e culturais com as quais ele convive; a construção da auto-imagem e da identidade nas áreas social, sexual, cultural, etc., que se baseia nas mudanças físicas que influenciam a maneira como ele se vê e é visto; a relação com os grupos, que no início vincula-se àqueles com os quais se identifica, de acordo com seus critérios e valores, e ao longo da adolescência, migra para outros grupos pela necessidade de exercer novos papéis sociais. Enfim, a adolescência é um processo complexo, que envolve um conjunto de transformações e conquistas interdependentes que levarão a identidade adulta, sendo assim precisa de um oriente, de um norte, de uma base.
IN – Quando o adolescente busca a droga?
Quando a criança encontra um nicho familiar e comunitário afetivamente seguro e comprometido com a garantia de seus direitos, a despeito das dificuldades econômicas e as possíveis vulnerabilidades que possam permear o meio social imediato, temos grande probabilidade de promover adolescências saudáveis. Mas, infelizmente, notamos que o mesmo, muitas vezes não ocorre, e as necessidades específicas de seu desenvolvimento são muitas vezes ignoradas e com isso ocorrem problemas que se