drogas
Na antiguidade a palavra phármakon era utilizada pelos gregos para denotar droga que curava, ou seja, remédio, mas ao mesmo tempo também servia para veneno. É improvável afirmar qual foi a primeira droga utilizada pelo homem, até mesmo porque isso aconteceu a milhares de anos.
A droga pode ser natural ou sintética, obtida através de plantas ou minerais específicos, ou produzida em laboratórios, respectivamente. As drogas lícitas têm permitida sua fabricação, comercialização e uso por lei, dentre elas estão bebidas alcoólicas e cigarro. Já as ilícitas têm uso, fabricação e comercialização proibidas por lei. Segundo relatório da ONU, a maconha continua sendo a droga mais popular do mundo e no Brasil o consumo de cocaína aumentou.
Logo abaixo você encontrará informações sobre as principais substâncias lícitas e ilícitas e suas respectivas características, efeitos, componentes químicos, consequências advindas de uso, dependência química e tratamento.
Queira você ou não, a decisão de usar drogas não é meramente um problema individual. Enquanto a indústria de drogas "legais" como álcool e cigarro não contabiliza em seus lucros o impacto da violência, o mesmo não acontece com o comércio das drogas ilegais.
Altamente lucrativo, o narcotráfico movimenta milhões de dólares por ano no mundo inteiro. O Brasil participa desse circuito, funcionando como corredor do tráfico que desembarca nos EUA e na Europa. Por isso, comprar um baseado ou qualquer outra droga não pode ser um ato isolado. Alimentando o comércio ilegal, acaba atraindo jovens para o narcotráfico e fazendo o crime organizado crescer.
Veja o que representa a matemática das drogas hoje:
* O comércio ilegal de drogas