Drogas
8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
TRABALHO DE CIÊNCIAS
Drogas
TABATINGA-AM
2014
ANDREA ELIZABETH TOLEDO ROJAS
TRABALHO DE CIÊNCIAS
Drogas
TABATINGA-AM
2014
INTRODUÇÃO
Qualquer substância química que não seja alimento que, quando introduzida no organismo altera o funcionamento do corpo e da mente, é chamada de droga.
Em relação aos efeitos sentidos, existem três principais tipos: Estimulantes, que são aquelas que aumentam a atividade do nosso cérebro, fazendo-o funcionar mais rapidamente; Perturbadoras, que são aquelas que desorganizam o funcionamento do cérebro. A pessoa percebe o mundo de modo deformado ou distorcido, como alucinações ou visão distorcida da realidade; e as Depressoras, que são aquelas que diminuem a atividade do nosso cérebro, fazendo-o funcionar de forma mais lenta.
CRACK
Cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil. Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações. Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e