drogas
Adolescência, álcool e drogas: Promoção da Saúde
Esc AnnaCavalcante MBPT, Alvesset; 12 Barroso MGT
Nery Rev Enferm 2008 MDS, (3):555-59
Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 set; 12 (3): 555-59
Revision - Revisión
ADOLESCÊNCIA, ÁLCOOL E DROGAS: UMA REVISÃO NA
PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Adolescence, alcohol and drugs: A reflection in the Health Promotion perspective. Adolescencia, alcohol y drogas: Una reflexión en la perspectiva de la promoción de la salud.
Maria Beatriz de Paula Tavares Cavalcante ¹
Maria Dalva Santos Alves ²
Maria Grasiela Teixeira Barroso ³
RESUMO
É durante a adolescência que o jovem forma sua personalidade e individualidade, e é também o período em que as drogas se fazem mais presentes. Com este estudo, objetivou-se desenvolver uma análise crítica sobre a necessidade de ações educativas na prevenção do uso de drogas entre adolescentes, verificando os fatores de risco a ele relacionados. Estudo de caráter reflexivo, no qual constatamos que a Segunda Conferência Internacional para a Promoção da Saúde foi pioneira ao introduzir o tema como prioritário na elaboração de políticas públicas. Estudos associam fatores socioeconômicos e envolvimento familiar como fatores de risco para o consumo de álcool e outras drogas. Entende-se que seja fundamental ajudá-los na vivência dessa fase de transição, destacando a família e a educação como primordiais em suas formações como sujeitos rumo à promoção da saúde. Palavras-chave: Adolescência. Promoção da Saúde. Enfermagem.
Abstract
Resumen
During the adolescence the young form their own personality and individuality, and this is the period that the drugs make it selves more present. This study objective to develop a critical analysis on the necessity of educative actions in the prevention of the drug’s consumption between adolescents and being verified the risk factors related to them. This is a reflective article in which we evidenced that the Second