Drogas
OS PRIMEIROS SINAIS GERAIS DE USO E ABUSO DE DROGAS:
* Mudanças bruscas de comportamento sem uma explicação aparente; * Falta de motivação para o trabalho e estudo; * Irritação e agressividade; * Isolamento familiar, criando um mundo à parte; * Mudanças no grupo de colegas (colegas de aparência estranha e linguajar pobre e cheio de gírias); * Telefonemas estranhos, quando os pais atendem, desligam, quando o usuário atende conversam muito e longo em seguida ele sai; * Troca o dia pela noite.
PRINCIPAIS GRUPOS DE CLASSIFICAÇÕES DAS DROGAS:
Depressoras: Álcool; Tranquilizantes ou Ansiolíticos; Maconha; Narcóticos; Soníferos;
As drogas classificadas como depressoras afetam nosso Sistema Nervoso Central (SNC) reduzindo seu funcionamento. Provoca alteração no estado de consciência, na percepção de espaço e tempo; diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual; perda da sensibilidade aos estímulos externos.
Estimulantes: Anfetaminas; Crack; Paco; Cocaína; Merla; Oxi; Cafeína; Cigarro.
As drogas estimulantes afetam nosso SNC acelerando seu funcionamento, provocando a perda de apetite e de sono. Cria uma ilusão de auto-suficiência.
Alucinógenas: LSD; Inalantes; Tíner; Cogumelos; Cola de Sapateiro; Cheirinho de Loló; Lança-Perfume (Éter e Clorofórmio).
Afetam o SNC alterando o seu funcionamento, provocando perda de noções de tempo e espaço, confusão mental alucinações e delírios (vêem bichos que não existem, parede se movendo e/ou derretendo).
TRATAMENTO
A sensibilização – Normalmente, o dependente químico não aceita o tratamento. Ele acredita que as drogas estão sob o