hepatite A
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Hepatite A
Kátia, Sandra, Diane, Jeferson
Lajeado, Abril de 2014
UNIVATES
Hepatite A
Kátia Hoffmeister
Marcia Primaz
Sandra Noschang
Diane Regina Graeff
Jeferson Schmitt
Lajeado, Abril de 2014
Hepatite A
Atualmente são reconhecido cinto tipos de vírus causadores, denominados vírus hepatotrópicos: vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E. A infecção pelo vírus da hepatite A (HAV) é a mais prevalente no Brasil, ocorrendo, sobretudo em crianças e adultos e jovens. Embora seja uma doença essencialmente benigna, algumas complicações podem ocorrer, o que ressalta a importância do diagnóstico preciso e exige, sobretudo, a adoção de medidas preventivas que permitem o adequado controle desta infecção.
A hepatite A é causada por um picornarírus do tipo RNA ( HAV), que mede aproximadamente 27 nm e tem como seu principal reservatório o homem. Seu genoma é linear e composto por 7.480 nucleotídeos. A característica mais marcante deste vírus é a sua grande estabilidade, sendo capaz de resistir ao aquecimento a 60 graus por 60 minutos, a grande variação de PH e a baixo nível de humidade relativa do ar, o que facilita sua transmissão no meio ambiente.
A hepatite A é a doença de transmissão fecal-oral, cuja disseminação ocorre de pessoa a pessoa ou através da água ou alimentos contaminados. Devido ao curto período de viremia, a hepatite A raramente é transmitida por via parenteral, embora já tenha sido relatados surtos da doença em hemofílicos recebendo fator VIII contaminando por plasma de doadores infectados. A doença também já foi observada em usuário de drogas intravenosas, não se conseguindo, entretanto, determinar-se a contaminação ocorrendo através de agulhas e seringas contaminadas ou devido às péssimas condições de higiene nesses indivíduos.
A transmissão através do