drogas
Google web neste site Início
Tipos de Drogas
Deixe seu Comentário
História das Drogas
Drogas na Adolescência
Prevenção
Dependência
Co Dependência
Orientações aos Pais
Tratamento
Utilidade Pública
Vídeos
Fale Conosco
Benzodiazepínicos
Esse grupo de substâncias começou a ser usado na Medicina durante os anos 60 e possuem similaridades importantes com os barbitúricos, em termos de ações farmacológicas, com a vantagem de oferecer uma maior margem de segurança, ou seja, a dose tóxica, aquela que produz efeitos prejudiciais à saúde, é muitas vezes maior que a dose terapêutica.
Diazepam
Atuam potencializando as ações do ácido gama-amino-butírico, o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central.
Os benzodiazepínicos podem ser classificados de acordo com o tempo de meia vida, isto é, o tempo que a droga permanece na corrente sangüínea até até que a metade dela tenha sido eliminada.
Longa duração (diazepam, flurazepam) média duração (lorazepam, alprazolam) curta duração (triazolam, flunitrazepam, temazepam)
Os benzodiazepínicos de curta duração são os que apresentam o maior potencias de abuso
Principais efeitos no organismo: diminuição da ansiedade indução do sono relaxamento muscular redução do estado de alerta dificuldade nos processos de aprendizagem e memória
O uso regular de benzodiazepínicos produz: sonolência, vertigem e confusão mental dificuldade de concentração e de lembrar de coisas náusea, dor de cabeça, alteração do andar (cambaleante) problemas de sono ansiedade e depressão tolerância e