propaganda
No século 17 as propagandas começaram a aparecer em jornais semanais na Inglaterra.
Com a economia expandindo durante o século 19, as propagandas cresceram. Nos Estados Unidos, os classificados tornaram-se bem populares preenchendo muitas paginas de jornais com pequenos anúncios de itens variados.
Em 1841 a primeira Agência de Publicidade e Propaganda foi criada por Volney Palmer em Boston
A propaganda brasileira surgiu bem antes dos nossos reclames, nos meados de 1800, quando ainda não existia mídia televisão.
Desde início da propaganda brasileira até os anos 90 baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até avisos de procura de escravos fugitivos ou vendidos.
O primeiro jornal de anúncios no país, o Diário do Rio de Janeiro, surgiu no ano de 1821. Era uma espécie de classificados sem ilustrações.
No começo do século, surgem as revistas, que se diferencia do jornal, pois este surgiu pela luta política, e a revista surge com a finalidade de promover anúncios.
Foi fundada em São Paulo pouco antes da primeira guerra mundial a primeira agência de propaganda brasileira Eclética que teve um de seus principais anunciantes a cervejaria Antarctica.
Na década de 20 surge o rádio como novo meio de comunicação que é considerado um grande marco da revolução na publicidade brasileira mudando a cara da propaganda nacional. Com a criação do rádio agora a propaganda teria voz, sons e músicas.
Em São Paulo, dia 18 de setembro de 1950 nasce à primeira emissora de TV brasileira, a PRF-3, ou TV Tupi. Se, com a chegada do rádio, o desafio era dar voz às mensagens publicitárias, agora se tratava do desafio