Drogas
Identificação:
Escola: EMEF PROF. JAIRO DE ALMEIDA
Educadores-cursistas: CECILIA de CASSIA DA SILVA RAIA LUPRÉCIA MAGALHÃES
Publico Alvo: 8ª séries A,B, C e D
Período de realização: de agosto a novembro
Tema: Vida e Família
Justificativa Trabalhar questões de ordem preventiva ao uso indevido de álcool e outras drogas em nossa comunidade de jovens e adolescentes, pertencentes a comunidade “Jairo de Almeida”, situada no bairro Recanto dos Humildes/São Paulo. • Mapear os locais opções de lazer (quantidade de áreas designadas ao lazer: praças, quadras poliesportivas-skates, clubes, cinema, teatro, shows.) Pergunta: esses locais de lazer são disponíveis e acessíveis a todos? • Opções de lazer junto a família enquanto rotina: a participação efetiva da família junto aos jovens em eventos e vivencias culturais e sociais. Pergunta: os pais saem e participam de alguma atividade junto com seus filhos? • Mapear a participação desses jovens em comunidades sociais: locais de sensibilização sociais - igrejas, asilos, orfanatos, hospitais, dentre outros. Pergunta: os locais de integração e sensibilização sociais dos quais participam são de ordem estruturais?
Procedimentos:
- palestra com profissionais da UBS do bairro (enfocando a beleza da juventude)
- filmes de sensibilização “Um sonho possível “
- exibição de vídeos do material complementar do curso SENAD
- levantar e trabalhar estatisticamente em forma de debates as três questões desenvolvidas na justificativa.
Objetivo:
Verificar através dessas questões se de fato o peso maior está nas questões de ordem político-socio-familar (enquanto responsabilidade das políticas publicas com intervenção mais acirrada ou participação efetiva e afetiva dos pais enquanto base familiar)
Ou se o crescimento do uso indevido de álcool e outras drogas se dá por questões biogenéticas, ou seja, se ocorre por uma