drogas
Drogas
Profª.Antonia
Simone Lemos
2º Período
São Paulo/2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
DROGAS 3
DEPENDÊNCIA 5
ESCALADA 6
TOLERÂNCIA 6
TIPO DE USUÁRIOS DE DROGAS 6
HISTÓRIA DAS DROGAS NA HUMANIDADE 7
REDUÇÃO DE DANOS 12
PRINCÍPIOS 13
BRASIL ADOTA REDUÇÃO DE DANOS, MAS SEM CONSENSO. 13
EM BUSCA DE UMA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICO 14
HISTÓRIA DO COMBATE ÀS DROGAS NO BRASIL .......................................15
MODELO BÉLICO ..............................................................................................16
POLÍTICAS PÚBLICAS ......................................................................................17
CONCLUSÃO 24
BIBLIOGRAFIA 25
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará as complexidades das drogas que se tratam de um fenômeno social muito antigo na história da humanidade. Serão apresentados alguns dos principais pontos como drogas psicotrópicas, drogas lícitas e ilícitas, dependência, física, psíquica, escala, tolerância, tipos de usuários, história das drogas na humanidade, redução de danos, políticas públicas.
DROGAS
O termo droga tem origem na palavra drogg, proveniente do holandês antigo e cujo significado é “folha seca”. Esta denominação é devido ao fato de, antigamente, quase todos os medicamentos utilizarem vegetais em sua composição. Atualmente, porém, o termo droga, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, abrange qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento.
As drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental são chamadas drogas psicotrópicas. O termo psicotrópico é formado por duas palavras: psico e trópico. Psico está relacionado ao psiquismo, que envolve as funções do sistema nervoso central; e trópico significa