drogas
Principais drogas:
1) Maconha: A cannabis, a mais popular das drogas ilegais, pode ser conhecida por diferentes nomes de rua como baseado, charro, chamou, liamba, erva, chocolate, tablete, taco, curro, ganzá, hax, hash, maconha, óleo (óleo de haxixe), boi ou cânhamo. Quando fumada, a cannabis é misturada com tabaco em cigarros feitos manualmente ou em cachimbos. Pode também ser preparada sob a forma de bolos (neste caso os seus efeitos são intensificados). As cannabináceas são absorvidas pelo pulmão ou pelo trato gastrointestinal com rapidez.
Efeitos:
Quando ingerida em lugares desconhecidos com pessoas com pouca experiência, esta droga pode provocar sintomas de ansiedade e ataques de pânico, aos quais se podem acrescer sintomas de depressão arterial sistólica quando se está deitado e diminuição da mesma quando se está de pé. Aumento da frequência cardíaca, congestão dos vasos conjuntivais (olhos vermelhos), diminuição da pressão intraocular, fotofobia, dilatação dos brônquios, tosse ou diminuição do lacrimejo.
2) Cocaína: Esta substância possui propriedades estimulantes e é comercializada sob a forma de um pó branco cristalino, inodoro, de sabor amargo e insolúvel na água, assumindo os nomes de rua de coca, branca, branquinha, gulosa, Júlia, neve ou show. Regra geral, a cocaína é consumida por inalação, mas pode também ser absorvida pelas mucosas (por exemplo, esfregando as gengivas). Além disso, pode ainda ser injetada pura ou misturada com outras drogas. A cocaína é, por vezes, adulterada com o objetivo de aumentar o seu volume ou de potencializar os efeitos. Neste casos, é misturada com