Drogas
As drogas são substancias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo da natureza e composição das mesmas elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo. Toda droga tem seus efeitos, porém eles não se manifestam da mesma maneira em todos os organismos, especialmente porque cada droga tem sua contra-indicação. As drogas são substâncias capazes de produzir alterações nas sensações físicas, psíquicas e emocionais.
A forma de produção pode ser classifica como:
- Naturais: extraídas de plantas (como o tabaco, tannabis, ópio)
- Semi-sintéticas: são produzidas através de modificações em drogas naturais (como o crack, cocaína, heroína, etc)
- Sintéticas: são produzidas através de componentes ativos não encontrados na natureza (como anfetamina, anabolizantes)
As drogas são divididas em dois grupos: Lícitas e Ilícitas.
Drogas Lícitas: são drogas cuja produção e uso são permitidos por lei, sendo liberadas para comercialização e consumo. São drogas lícitas, por exemplo, as bebidas alcoólicas, o cigarro, xaropes, anabolizantes, benzodiazepínicos (utilizado para reduzir a ansiedade), tabaco, anorexígenos (utilizado para diminuição de peso), entre outras. O consumo de qualquer medicamento em grandes dosagens pode causar a dependência, fora o álcool e o cigarro, as drogas lícitas na maioria das vezes se tornam viciantes pelo consumo de remédios acima do que o organismo suporta.
- Algumas drogas lícitas, suas composições químicas e efeitos colaterais:
Cigarro:
O cigarro pode causar doenças do coração, hemorragias cerebrais, doença pulmonar e câncer de pulmão. Ele é formado por mais de 4.000 substâncias químicas e 50 substâncias que já foram comprovadas que são cancerígenas. Entre suas substâncias químicas, estão:
Tabaco - Nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana, que tem como princípio ativo a Nicotina. Ele é considerado uma droga psico-ativa.
Benzopireno (C20H12): Substância que facilita a combustão do