Teoria da contabilidade
ETAPA 1
PASSOS 2 e 3
Podemos assimilar varias semelhanças entre uma vida financeira particular e uma empresa privada. Como bem sabemos há entradas e saídas de capital para ambas. Em uma empresa este capital é recebido através de produtos vendidos e serviços prestados e em uma casa é o salário recebido pelo trabalho prestado.
No entanto, é preciso analisar a melhor maneira para aplicar corretamente ao que chamamos de fluxo de caixa, para isto é necessário que haja um planejamento baseado no que temos a pagar e receber, manter o controle financeiro para não ficarmos sem recursos, pois nosso ganho tem que ultrapassar nossas despesas para obter lucro.
Tendo como objetivo principal obter lucros é de suma importância eliminar perdas desnecessárias, economizar, investir.
Empresas sempre têm suas visões voltadas para o futuro, assim fazem projeções para que lá na frente seus investimentos possam trazer lucros para a organização. Pessoas também fazem investimentos como, por exemplo, em novos imóveis, aplicações bancárias ou em investimento como, faculdade, cursos e especializações.
As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Geralmente temos uma só fonte de renda, em contrapartida, as empresas podem possuir vários clientes (outras empresas e/ouconsumidor final). As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para pessoas físicas, já para as pessoas jurídicas essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados.
As despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso