Drogas
Crack
É um tipo de droga derivada da planta de coca, é feita do que sobra do refinamento da cocaína. Em vez de ser aspirada, ela é fumada, sendo usada dessa maneira, faz com que os seus efeitos sejam mais rápidos e mais intensos.
Ela surgiu no inicio da década de 80, quando uma forma da pasta foi criada e batizada como base livre.
O crack é bastante utilizado pelos usuários de baixa renda, pois utiliza pouca cocaína em sua composição e o seu custo é bem menor do que o do pó.
Os vapores do crack vão para os pulmões e são levados para a corrente sanguínea, conferindo maior rapidez de sensação psicotrópica, a sensação, é a mesma da cocaína bem como os demais efeitos.
Os efeitos psicológicos são de: euforia, sensação de poder, aumento da auto-estima. Entre seus efeitos físicos estão a aceleração do ritmo cardíaco, pupilas dilatadas, pressão alta, calafrios e outros.
O crack, assim como a cocaína, pode matar o usuário por overdose, causando parada cardiorrespiratória.
As drogas e a adolescência
Por: Wagner
Não é um fenômeno único e isolado, o fato do grande aumento do uso de drogas entre os adolescentes, durante a década passada, no Brasil, Estados Unidos e em outros países. Acreditava-se que, na década de 60 os jovens passaram a consumir mais drogas com o advento da cultura e essa crença limitava-se somente aos jovens. Tal crença é uma ilusão e só pode obstruir as tentativas de se colocar o problema em perspectiva adequada.
O emprego e abuso propagado de drogas não se restringem aos adolescentes e não começou com o advento da cultura jovem dos anos 60, como qualquer um que tinha 20 anos na década de 20 pode atestar.
Conquanto possa haver diferenças significativas entre as gerações no que concerne aos seus padrões de uso de drogas, a sociedade mais ampla, da qual os adolescentes são uma parte, vem-se desenvolvendo como uma "cultura da droga" há muitos anos. Por exemplo, de um quarto a um terço de todas as prescrições médicas atualmente