DROGAS
Nem sempre a mídia mostra para sociedade que as drogas prejudicam a vida das pessoas, ela mostra exemplos de cantores, atores famosos que acabam morrendo por causa do uso das drogas (ex: Chorão), falam muito sobre as drogas ilícitas, mas não mostram que o álcool também é uma droga. Vemos muito em filmes, novelas, propagandas de TV e até mesmo em músicas o uso das bebidas alcoólicas e drogas sem nenhum tipo de conscientização.
O uso de álcool e cigarro é divulgado, pela propaganda e pelos meios de comunicação, sempre associado ao sucesso, ao bem estar e, por incrível que pareça ao melhor desempenho esportivo e social. As drogas ilícitas, embora muitas vezes apresentadas como responsáveis pela degradação de seus usuários, são geralmente associadas à criatividade e ao prazer. Como exemplo do que a mídia coloca aos jovens é o Carnaval que é para os brasileiros a festa mais esperada do ano. Diferente de todas as outras, é o momento de se divertir como nunca, é como se vivesse cada dia que antecede a quarta-feira de cinzas como se fosse o último. No meio da festa mais sensual brasileira, para muitos, vale tudo, de experimentar coisas novas a fazer tudo o que se tem vontade. No entanto, é sempre bom lembrar que algumas ações podem ter conseqüências para além dos dias de folia, até mesmo para a vida inteira, portanto, curtir de maneira intensa, mas com responsabilidade é fundamental para um divertimento saudável e seguro. Regada por muita música, sexo e drogas, a diversão proporcionada pelo carnaval pode se tornar um pesadelo para àqueles que não se cuidam.
Todo ano antes do carnaval a mídia tenta mostrar que drogas não são legais e que o sexo tem que ser seguro, como também acontece no rock in rio, no ano de 2011 houve uma conscientização na internet e na TV que os jovens iriam então ao rock rio sem o uso de drogas.