Drogas
Atualmente vigora a idéia de que o consumo das drogas não é crime, mas a compra ou cultivo ou o mantimento da mesma em depósitos é crime sendo com os infratores com penas alternativas.
A composição de Juristas do Senado, criado para reformular o Código Penal Brasileiro aprovou a descriminalização das drogas. De acordo com essa proposta que poderá entra em vigor em 2013 ficaria que plantar, comprar, guardar, ou portar qualquer tipo de droga para uso próprio seria legalizado e o consumo de drogas perto de crianças se tornaria crime.
De acordo com os defensores dessa ideia, a descriminalização trairia bons resultados, pois isso provocaria uma diminuição do tráfico e consequentemente outros crimes diminuiriam. No entanto pode ser observado que à medida que o trafico diminui o incentivo ao uso de drogas aumenta, pois ao contrario que é observado em países como a Holanda e Portugal as quais o consumo de drogas não é crime e a fiscalização e controle estão em harmonia, no Brasil seria impossível tem controle total pelo fato da sua extensão territorial.
A questão do crime, provalvemente não estaria de acordo com os defensores pois teríamos um maior números de viciados nas ruas e o vicio provocaria distúrbios psíquicos nos usuários. Outro ponto que deve ser observado ainda, é que a descriminalização provocará grandes prejuízos na área da segurança e na saúde.
Por fim, deve-se ressaltar é dever do estado preserva a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça sociedade, mas uma coisa é certa, se os Senadores aprovarem esse novo acordo com certeza os prejuízos na nossa sociedade serão enormes, pois teremos mais viciados nas ruas e sem