drogas
1. INTRODUÇÃO: 3 2. O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PORCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE? 4
3. COnsiderações finais: 7
1. INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem a finalidade de mostrar as dificuldades enfrentadas pelo sistema único de saúde, desde a sua criação até os dias atuais, bem como a população brasileira que devido a falta de repasses do governo federal, enfrenta vários problemas para utilizar o sistema único de saúde (SUS), pois muitos profissionais da saúde acaba entrando em greve, reclamam dos baixos salários dos vários plantões e das péssimas condições de trabalho e principalmente da falta de leitos para os pacientes.
2. O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PORCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE?
No que se refere ao processo histórico do Sistema Único de Saúde- SUS foi criado pela constituição federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde. Anteriormente, a assistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), ficando restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social, os demais eram atendidos apenas em serviços filantrópicos. Do Sistema Único de Saúde fazem parte os centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros (bancos de sangue), os serviços de vigilância sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e Instituto vital Brasil.
No texto constitucional, foram estabelecidos os seguintes balizamentos fundamentais acerca das políticas públicas concernentes à saúde:
• Declara a saúde integrante da seguridade social, junto com a Previdência e a Assistência Social (Art. 193).
• Determina a saúde como direito de todos e dever do Estado