Drogas
http://www.olgatessari.com/
Quando um casal precisa de terapia?
O: Sempre que o casal estiver em conflito e não souber resolvê-lo de forma positiva e sem sofrimento - isso vale para pelo menos uma das partes do casal que está sofrendo. Infelizmente, a maioria dos casais busca a terapia como última alternativa, quando na verdade esta deveria ser a primeira opção para resolver seus conflitos, evitando o desgaste desnecessário da relação nas tentativas frustradas de resolução do problema.
Surte diferentes efeitos na relação fazer a terapia sozinho e com o companheiro?
O: Depende... se o casal está em conflito, o problema de ambos deve ser resolvido conjuntamente. Agora, se um dos dois tem problemas e, por conta disso, a sua problemática pessoal interfere na vida do casal, então ele precisa fazer a terapia sozinho. É comum também a alternância entre atendimento individual e do casal: quando o casal em conjunto não consegue estabelecer um diálogo produtivo na terapia, quando eles usam o tempo para agressões mútuas que não levam a nada, apenas a um desgaste ainda maior, gerando mais mágoas e colaborando para o distanciamento do casal, é comum fazer o atendimento em separado.
Muitas pessoas dizem que terapia de casal é "forçar a barra", tenta prolongar algo que já chegou ao fim. O que a senhora diria a essas pessoas?
O: Como eu disse antes, a busca da terapia costuma ser a última alternativa, depois de muito sofrimento, mágoas, agressões... se o casal tivesse buscado a terapia no momento em que percebesse a sua tentativa frustrada de resolver seus conflitos, certamente a terapia de casal teria melhores resultados. De qualquer forma, nem sempre a terapia de casal colabora para o fim da relação, ao contrário, colabora para que o casal possa resolver seus conflitos e seguir juntos com muito diálogo e respeito entre si. Em muitos casos, a relação melhora consideravelmente com a terapia.
"Os conflitos costumam se