drogas utilizadas na UTI
São drogas utilizadas, principalmente para o suporte cardiovascular. Promove o aumento da frequência cardíaca e da contratilidade, que aumenta o consumo de oxigênio pelo miocárdio.
DROGAS VASOCONSTRITORAS:
ADRENALINA: Também chamada de epinefrina, quando administrada EV eleva a PA, aumenta a frequência cardíaca, promove a vasoconstrição dos vasos, é estimulante cardíaco e aumenta a oferta de oxigênio para as coronárias;
Utilizada amplamente nas manobras de Ressuscitação cardiopulmonar. É empregada principalmente durante as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, melhorando o aporte de oxigênio para o miocárdio e para o sistema nervoso central; Reações adversas: pode apresentar as seguintes reações – arritmias ventriculares e supraventriculares, vasoconstrição periférica, isquemia de extremidades, crise hipertensiva, edema pulmonar, hemorragia cerebral, angina, vasoconstrição renal, náuseas, excitação, ansiedade, cefaléia, tremores, aumento da resistência vascular pulmonar, taquipnéia, edema agudo pulmonar, dispneia, oligúria, insuficiência renal, retenção urinária, hipocalemia, hiperglicemia, aumento de consumo de oxigênio sistêmico.
DOPAMINA: Atua como neurotransmissor, com amplo uso clínico na estimulação cardíaca, aumentando a contratilidade miocárdica e o débito cardíaco, com pouca variação da frequência cardíaca e pequena ou nenhuma redução da resistência periférica; É indicada para o tratamento da falência cardíaca, choque cardiogênico e em qualquer situação de choque circulatório associada a vasodilatação sistêmica, estados de hipotensão e bradicardia sintomática não responsiva a atropina ou marca-passo. As principais reações adversas são: palpitação, taquicardia, hipertensão, angina, arritmias, vasoconstrição periférica, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, cefaleia, calafrio, vertigem, dispneia, fadiga, necrose e gangrena.
DOBUTAMINA: É indicada em situações nas quais o objetivo é aumentar a