Drogas Psicotrópicas
Tema:
Drogas Psicotrópicas
Nome:
Nº Série:
Professora:
Data: / /
Drogas
Droga é toda substância não produzida pelo organismo humano e capaz de gerar alguma alteração em seu funcionamento. Denominamos essas substâncias de exógenas, ao passo que aquelas produzidas pelo organismo são chamadas de endógenas. Assim, podemos incluir nessa definição não só as drogas ilícitas, como a maconha e a cocaína, mas também todas aquelas que são permitidas pela lei, como a aspirina para dor de cabeça e as bebidas alcoólicas. Algumas drogas são capazes de alterar nosso comportamento e a maneira como nosso cérebro processa as informações que recebe do ambiente. Essas drogas são chamadas de psicotrópicas.
De modo geral, é possível dividir as drogas em três grandes grupos 1- Depressores de atividade do sistema nervoso central (SNC); são substâncias que diminuem a atividade do nosso cérebro.
2- Estimulantes de atividade do sistema nervoso central; são substâncias que aumentam a atividade cerebral.
3- Perturbadores das atividades do sistema nervoso central; são as drogas que não aumentam nem diminuem a atividade do cérebro, mas modificam seu funcionamento.
1-Drogas Depressoras são substâncias que diminuem a atividade do nosso cérebro. Entre os principais depressores estão o álcool, os soníferos, os barbitúricos, os opiáceos (morfina, heroína, codeína etc.) e os inalantes e solventes. Álcool
Embora seja uma droga, frequentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. O álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos.
O que o álcool faz no organismo?
O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega