Drogas psicotropicas
CONTRACAPA
INDICIE
INTRODUÇÃO
A Droga em seu significado mais amplo, refere-se a qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Assim, desde um pequeno compromido para alivar uma dor de cabeça até uma inflamação é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucionógenos, ou seja, drogas que levam à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto que seja tóxico, como o cigarro, e o álcool, que por sua vez vem sendo sinônimo de entorpecentes.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo assim levar o usuário a ter reações agressivas.
Pesquisas rescentes apontam, que os principais motivos que levam alguém a utilizar as drogas são: a curiosidade, inflência de amigos (mais comum), desejo, fuga (principalmente por questões familiares), fortalecer (encorajar alguém a tomar tal atitude que sem o uso, julgue não ter coragem), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, sensações de prazer, acalmar, estimulantes, facilidades de acesso e obtênção e etc.
O QUE SÃO DROGAS
Droga é toda substância que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções. Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia.
Droga de abuso (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes.
Substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha,