Drogas psicoativas
Em muitos casos, as pessoas consomem essas drogas pois querem sentir prazer ou evitar dores, esperam tirar algum benefício, porém o consumo pode causar efeitos nocivos.
Os principais efeitos são dividos em quatro categorias, em primeiro lugar temos os efeitos cronicos para a saúde, como o álcool que inclui a cirrose do fígado ou o tabaco que inclui o câncer de pulmão. Em segundo lugar, temos os efeitos biológicos, que incluem dose excessiva (overdose), para drogas como os opióide e álcool. A terceira e a quarta categoria incluem consequências socias, tais como separações ou detenções.
O cerebro esta organizado em várias regiões com funções especializada. O mesencéfalo é uma região que contém muitas zonas de importância para a dependência de substâncias psicoativas pois estão onde ocorre movimentação e aprendizagem de estímulos ambientais e no reforço de comportamentos. Em outra parte, o prosencéfalo, ativa estímulos que induzem a pessoa dependente uma necessidade imperiosa de consumir a substância.
Drogas Depressoras, Estimulantes e Perturbadoras da Atividade Mental
Classificação
DROGAS DEPRESSORAS DA ATIVIDADE MENTAL Estas drogas apresentam variabilidade de substâncias, sua característica comum é causar dimunição na atividade global de alguns sistemas específicos do sistema nervoso central. É comum um efeito de melhoria do bem estar. • ALCOOL: É a droga psicotrópica de maior uso e abuso sendo disseminada em grande número nos países da atualidade.
•BARBITÚRICOS Os barbitúricos são substâncias sintetizada artificialmente, nele há diversos aspectos em comum com o álcool e outros