Drogas no ambiente de trabalho
As drogas e álcool no ambiente de trabalho é um tema discutido porém pouco divulgado, todos sabem que o problema existe, mas na maioria das vezes é tratado como tabu dentro das empresas. A melhor saída é sempre a prevenção, e deve ser feita em todos os lugares perpetuando na mente de cada um, visando que todos tenham conhecimento do tamanho do mal, pois o vício na maioria das vezes é praticamente instantâneo, em alguns casos a primeira experiência até o vício não durou mais que três vezes de uso. É um tema muito importante que deve ser discutido diariamente.
Drogas e Álcool no Ambiente de Trabalho
Hoje em dia infelizmente, é muito comum casos de uso de drogas e álcool no ambiente de trabalho. Todos nós temos uma responsabilidade social com esses casos, pois cresce constantemente casos indevidos pelo uso dos demais. O uso de drogas licita e ilícitas traz riscos a vida das pessoas. Os acidentes de trabalhos tornam-se mais prováveis, a produtividade do trabalhador cai e o desempenho do funcionário tende a se tornar inconstante. Tudo isso põe em risco a vida social do profissional – e o emprego dele. As faltas, atrasos, indenização e acidentes prejudicam a sustentabilidade das empresas aumentando assim os gastos e despesas com o funcionário. O caminho mais correto é sempre a prevenção, para que deixem que chegue até pontos extremos.
O uso da droga no ambiente de trabalho deve ser abordado na empresa sempre com estratégias adequadas ao ambiente pesando em cada perfil individualmente de cada funcionário, com estratégias e meios adequados, com diálogos francos tentando mostrar que as mudanças têm que partir do querer em prol do bem desse colaborador, pensando na qualidade de vida. A empresa deve incentivar campanhas e programas, como parte da responsabilidade social que se tem com esse colaborador, para integrá-los e alertá-los sobre riscos e prejuízos, causados pelo consumo desses males.
Este assunto é discriminado em