Uso de drogas no Ambiente de trabalho Assédio Moral e Sexual (como evitar, Advertências)
(Punição e Prevenção)
O uso de drogas licitas e ou ilícitas dentro do ambiente de trabalho é mais comum do que pensamos, segundo estudos comprovado as drogas licitas e ilícitas tem afetado boa parte dos 82 milhões de trabalhadores Brasileiros, o brasil perde US$ 19 bilhões, por absenteísmo acidentes e doenças causados pelo uso de drogas licitas ou ilícitas.
Dentro da empresa os dados são mais preocupantes segundo um estudo feito pela OIT, 20 a 25% dos acidentes são causados por funcionários sobre algum efeito de drogas.
No dia 10 de junho de 2003 foi assinada uma portaria Interministerial nº 10, para direcionar o poder de disciplinar para o empregador. Desta forma ficou a critério do empregador as formas de punição e penalidade para o empregado, que fazer uso de substancias ilícitas dentro do ambiente de trabalho.
Ficou de responsabilidade da empresa estar abordando o assunto dentro do ambiente de trabalho, através de conversas francas, palestras campanhas e programas, afim de alertar seus empregados sobre o risco e prejuízos em sua saúde causado pelo uso de drogas licitas ou ilícitas.
Prevenção
Através de palestras, conversas francas, programas de saúde, e se precisar fazer exames toxicológicas quando a suspeita do uso, oferecer para o funcionário uma possibilidade de tratamento, em clinicas, mantar convênios com clinicas de reabilitação, desenvolver junto a família do empregados, momentos de lazer, disponibilizar atividades fora do ambiente de trabalho com iniciativas a saúde realizada por profissionais ligado a área, elaborar metas em relação ao não uso do mesmo, com incentivos de bônus e ajudas financeiras, agregados a isto, manter um bom relacionamento com o funcionário sempre colocando a importância dele estar bem no ambiente de trabalho.
Punições
Primeiramente devemos descriminalizar o empregado usuário de drogas, e trata-lo com uma pessoa doente que precisa de ajuda, antigamente quem era pego fazendo o