DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
O PREMEIRO PASSO COM A DROGA:
UM DOS PROBLEMAS MAIS GRAVES QUE AFETAM A ESCOLA É O CONSUMO E TRÁFICO DE DROGAS.AS CRIANÇAS TEM CONTATO E INICIAM-SE O VÍCIO CADA VEZ MAIS CEDO.CONSEGUEM AS DROGAS DE FORMA TÃO FÁCIL QUANTO COMPRAR BALAS NO BAR DA ESQUINA E PAÍS E PROFESSORES SENTEM--SE DE "MÃOS ATADAS"DIANTE DO PROBLEMA,SEM SABER QUAL A MELHOR SOLUÇÃO.
EM PREMEIRO,VALE O VELHO DITADO.''É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR''.PORTANTO OS PAÍS DEVEM DÍALOGAR COM OS FILHOS NÃO SO SOBRE DROGAS ,MAS TAMBEM SOBRE NAMORO,SEXO,FAMÍLIA.A ESCOLA PRECISA COLABORAR NESTE SENTIDO INCENTIVANDO O DÍALOGO ENTRE OS PROFESSORES /PAÍS /ALUNOS ,PROMOVENDO PALESTRAS ESCLARECENDO COM BONS PROFISSIONAIS E ESTIMULANDO OS ALUNOS A INTREGRAREM -SE A SUA ESCOLA COMO UMA SEGUNDA CASA.
COMO DETECTAR O USO DAS DROGAS:
DEVE -SE ESTAR ATENTO AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO.CRIANÇAS OU ADOLESCENTES QUE,DE REPENTE TORNAM -SE EUFÓRICOS OU OSCILAM FACILMENTE ENTRE EUFÓTIA OU DEPRESSÃO,DEMONSTRAM DIMINUIÇÃO OU AUMENTO DE APETITE, AUMENTO DE SONO,DIMINUIÇÃO OU AUMENTO DO CANSAÇO FÍSICO.A DROGA AGEM DE DIFERENTES FORMAS NO ORGANÍSMO.O SINAL MAIS EVIDENTE É A MUDANÇA BRUSCA DE COMPORTAMENTO, DE HORÁRIOS OU HÁBITOS.
COMO AGIR AO DETECTAR O USO DAS DROGAS:
AS VEZES SÓ O DIALOGOE A INFORMAÇAÕ NÃO SÃO SUFICIENTES E, MESMO SENDO UM JOVEM E BEM INTEGRADO AFAMILIA/ESCOLA,TAMBÉM É POSSIVEL VICIAR-SE.
QUANDO A DROGA JÁ SE INSTALOU:
QUANDO O DÍALOGO NÃO É SUFICIENTE E O ADOLESCENTE EXPERIMENTOU ALGUM TIPO DE DROGA E VICIA-SE. O QUE SER FEITO ANTES DE TUDO NÃO PROCURAR CULPADOS,NEM ACUSAR NINGUEM.DEVE-SE CONVERSAR COM O VÍCIADO E PROCURAR SABER COMO ENTROU EM CONTATO COM A DROGA,QUE TIPO DE DROGA USOU,SE A CONTINUA USANDO.PROCURAR IMEDIATAMENTE AJUDAR PROFISSIONAL.E CERTIFIQUE -SE DE QUE O PROFISSIONAL É REALMENTE COMPETENTE PARA ISSO.
DEVE -SE MOSTAR CLARAMENTE AO VÍCIADO QUE,ACIMA DO MOTIVO QUE O LEVOU AO VÍCIO ESTA A VONTADE DE SAIR DELE QUE DEVE SER INCETIVADA POR TODOS ATÉ