Drogas na adolescência
Filme: Treze – Inocência Perdida
[pic] O Filme foi realizado nos Estados Unidos, em 2003, gênero drama e inspirado em fatos reais, decorrentes do comportamento e da vida pessoal de Nikki Reed aos 13 anos de idade. A história aborda temas intensos estabelecendo ligação principal e direta com sexo entre adolescentes, uso de substâncias ilícitas, infrações, agressão física, verbal e automutilação moderada.
Por que os adolescentes experimentam substâncias?
■ Os adolescentes fumam por pressão dos iguais, por curiosidade, por imitação, como manifestação de independência, rebelião, ou com a intenção de fazer uma “figura importante”. ■ As empresas produtoras de cigarros, na busca de fumantes “substitutos” (dos adultos que deixam de fumar ou morrem devido a complicações do fumo), conhecem as motivações e estimulam o uso através de modelos juvenis atraentes em ações e paisagens excitantes. ■ Consomem álcool porque “todo mundo bebe”, “eu gosto, é divertido”, “ajuda-me a relaxar”, “tira-me a timidez”, “estou mal, serve- me para escapar do sofrimento”, “por que não, além do mais nem bebo tanto”.
■ Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares às descritas para o fumo e para o álcool: pressão dos companheiros, uso por parte dos familiares (habitualmente irmãos mais velhos), estresse, aborrecimento, rebelião, ansiedade, depressão e redução da auto-estima. O uso do fumo e do álcool em geral precede à experimentação com drogas. ■ Apesar do bombardeio de informações a respeito do perigo do fumo, do álcool e das drogas, nenhum adolescente fica imune à influência social e ao fácil acesso. Isto é especialmente efetivo no caso de os pais fumarem ou beberem em excesso ou usarem drogas.
Quem se encontra em situação de risco?
▪ “Todos os adolescentes”. O fumo, o álcool e as drogas estão disponíveis, e as maiorias dos jovens