Tema cultural : consumismo e sustentabilidade
PROBLEMATIZAÇÕES
Novas tecnologias substituem as antigas em um ritmo muito acelerado. Todos principalmente os jovem optam por novas tecnologias sem necessidade. O destino do lixo eletrônico é desconhecido pela maioria das pessoas e acaba em lugares indevidos. O significado da felicidade para as pessoas tem sido baseado no consumismo compulsivo. Inter-relação entre consumismo e sustentabilidade (contrassensos). Construção da cultura ao entorno do consumismo.
CONVERSAÇÃO SOBRE O TEMA
Há muitos anos a ciência e a tecnologia vêm ditando os rumos e alternâncias do comportamento social, tanto no plano industrial quanto nos setores individuais das pessoas. Esta mudança, decorrente de satisfazer as necessidades cotidianas nas questões de sobrevivência, desenvolvimento, lazer, geração de supérfluos, vem produzindo muitos produtos tecnológicos. Grande parcela dos cidadãos os adquire, mas geralmente ignora suas características de funcionamento, os seus riscos, as suas vantagens ou outras possíveis consequências ou inconvenientes. Estas situações contraditórias de riscos e vantagens que a ciência e a tecnologia apresentam requerem que se tenha um maior conhecimento sobre os processos envolvidos no seu desenvolvimento e produção.
Novas tecnologias substituem as antigas em um ritmo muito acelerado isso provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer desvantagens à sociedade e ao ambiente. A sociedade em que vivemos é bombardeada pelos apelos de consumo, conferindo às pessoas um comportamento típico, o consumismo compulsivo, que pode funcionar como um mecanismo de compensação para outras carências. Os casos mais graves de