Drogas Leais
"Drogas legais" é o termo usado para designar substâncias que são fabricadas para imitar ou produzir efeitos semelhantes às comuns drogas ilícitas, como cocaína, ecstasy e cannabis .
As "drogas legais" têm estruturas químicas diferentes das substâncias ilícitas, que tentam imitar, de modo a poder ser comercializado como "legal" e uma alternativa para as drogas ilícitas.
Há poucas pesquisas sobre os efeitos a curto, médio e longo prazo destas substâncias. Há também preocupações sobre o que está realmente mas "drogas legais", por isso nem sempre é conhecido que substâncias contêm. Os três tipos mais comuns de "drogas legais" são:
"Ervas" ou "pastilhas de festa",
Canabinóides sintéticos e as catinonas,
Produtos químicos de investigação e análogos de drogas.
"Ervas de festa" e "pastilhas de festa"
"Ervas de festa", também conhecidas como "pastilhas de festa", são muitas vezes comercializadas como suplementos de ervas que oferecem aumento de energia ou de humor com efeitos semelhantes aos estimulantes, como o ecstasy ou anfetaminas. São fabricadas principalmente com base em dois ingredientes, BZP (benzilpiperazina) e TFMPP (triflouro-metil-fenil-piperazina). Outros ingredientes são a fenilalanina, triptofano, tirosina, citrus aurantium, cafeína e Geranamine (extrato de gerânio).
Como são apresentados à venda?
Estão disponíveis como comprimidos ou como pequenas garrafas de líquido e, ainda, sob a forma de pós, cristais ou cápsulas com variedades de cores.
Como são consumidos?
Estas drogas são geralmente ingeridas.
Produtos químicos de investigação e análogos de drogas
Numa tentativa de evitar restrições legislativas, alguns produtores e fornecedores estão agora empenhados na fabricação de análogos de drogas ilícitas e derivados.
Análogos de drogas são as substâncias que são quimicamente semelhantes às de outras drogas. Derivados de drogas são as substâncias que são feitas a partir de uma outra droga. Estes