Drogas Estimulantes
Drogas estimulantes
São substâncias que aumentam a atividade cerebral. Aceleram o pensamento, reforçam o estado de alerta e atenção.
1. Anfetaminas 1.1. O que são?
As anfetaminas são drogas sintéticas (Produzidas em laboratório). Inicialmente, eram usadas de forma medicinal, para congestão nasal, tratamento da depressão e redução de apetite. Posteriormente, foi descoberta a dependência causada pela droga e houve um controle e declínio em seu uso.
1.2. Como agem no organismo?
Interferem na dopamina e noradrenalina (neurotransmissores do Sistema Nervoso), de tal forma que, aumentam a liberação e diminuem a recaptação desses transmissores. Isso faz com que se aumente a quantidade dessas substâncias no organismo, agravando as funções da mesma. Além disso, a ingestão dessa substância causa: insônia, perda de apetite, e hiperexcitabilidade, dilatação da pupila, taquicardia e aumento da pressão arterial. Ingerida em altas dosagens, podem também causar delírios, agressividade e aumento da temperatura ( o que pode levar a convulsões).
1.3. Como são eliminadas do organismo?
O fígado metaboliza essas substâncias e elas são eliminadas através da urina.
2. Cocaína
2.1. O que é?
É uma substância natural extraída das folhas da Erythroxylon coca, também conhecida como coca. Produz efeitos parecidos aos das anfetaminas, porém é um estimulante mais poderoso. Era então usada, até o início do século XXI, de forma medicinal, até que foram observados os seus efeitos prejudiciais ao organismo.
2.2. Como age no organismo?
Assim como as Anfetaminas, a cocaína interfere na dopamina e noradrenalina (neurotransmissores do Sistema Nervoso). Essa droga aumenta a concentração dessas substâncias na fenda sináptica, pois inibe a recaptação pelo neurônio.
O coração tende a ficar acelerado, a pressão aumenta e as pupilas se dilatam. As arritmias, somadas ao consumo elevado de