drogarias
Tema: Drogarias
Centro universitário Plínio Leite – Anhanguera
Curso: Farmácia
Disciplina: Tópicos Especiais Aplicados a Farmácia
Alunos (as) : Daniela Souza – 1299515615
Josiane Figueiredo – 1299526950
Jéssica Sampaio – 1299515688
Larissa Barro - 6825487779
Luara Meireles – 1299515653
Silvana Gomes – 6814013020
Niterói
Abril de 2013
Drogarias
As primeiras apotecas ou boticas de que se tem notícia surgiram no séc.X e foram as precursoras das farmácias modernas; no entanto, desde os primeiros tempos da humanidade , há milênios , a atividade de farmacêutico já era de grande importância para a saúde .
Momentos Históricos * Há mais de 2.600 anos os chineses já desenvolviam seus remédios , extraindo de milhares de plantas drogas para curar as doenças . * Os egípcios também preparavam remédios a partir de vegetais , sais de chumbo, cobre e unguentos de banha de leão , hipopótamo, crocodilo e cobra há mais de 1.500 anos . * Na Índia , os brâmanes desenvolveram remédios a partir de 600 tipos diferentes de plantas medicamentais .
Brasil * No Brasil colônia ,medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados em bóticas. * O boticário ( quem formulava) em frente ao paciente manipulava e produzia os medicamentos , de acordo com a farmacopeia e a prescrição dos médicos . * Nos locais onde as boticas se encontravam distantes , era trabalho do mascate realizar a venda do medicamento . * O 1° boticário no brasil foi o Diogo de Castro ao qual foi trazido peloGovernador Thomé de Souza .
Situações das Drogarias Atualmente
Em caráter mundial, cada vez mais podemos ver a evolução das farmácias cada vez melhor equipadas para de forma adequada servir aos clientes.
Nos dias de hoje é exigida uma equipe técnica qualificada para assim prestar um bom serviço.
Drogarias no Brasil
O setor farmacêutico é atualmente um dos mais pujantes do mundo . No brasil, a situação