Drogadependência
O documentário “Drogadependência”, apresentado pela Discovery Health, mostra vários estudos e pesquisas baseadas em drogas como cocaína, heroína, álcool e cigarro. Diferentes tipos de usuários com suas diferentes manifestações. O documentário busca orientar os efeitos do vício no cérebro, em como pode ser considerado como uma doença, e tratando ele como tal buscam a melhor forma de tratar um viciado.
O álcool é mais perigoso, afeta mais as pessoas do que as outras drogas, tanto ilícitas quanto o tabaco, afetando a pessoa usuária e todos a sua volta.
Pela primeira vez a ciência começa a entender o vício das drogas, como algumas pessoas são reféns dela e outras conseguem resistir.
Foi apresentado um caso de uma pessoa que era usuária de heroína há 4 anos e que após saber que estava grávida largou a droga, e logo após o seu bebê nascer ela voltou a usar heroína, porém ela quer parar e resolveu mudar de droga, passou para a morfina, cápsulas de morfinas, tomando de 2 a 4 comprimidos por dia reduzindo os sintomas da abstinência e deixam seu organismo como ela considera “normal”, podendo ela encarar o dia e cuidar do bebê. Porém, para cuidar melhor da sua filha, ela pretende parar com a droga de vez, isso seria um incentivo para ela, que considera que a melhor coisa da droga é a sensação que ela proporciona. E para entender essa sensação, mostraram uma experiência com ratos, colocaram um eletrodo em uma parte do cérebro dele e toda vez que ele pressionasse um pedal, esse pedal iria estimular seu próprio cérebro. Foi verificado que o rato pressiona o pedal continuamente, milhares de vezes por hora, sendo que nada o impedia dele sair de perto do pedal, ou seja, ele sentia prazer em pressionar o pedal e a sensação que sentia.
A cocaína inunda todo o cérebro no início do efeito e após passa apenas para uma parte do cérebro que é o centro de prazer. O centro de prazer é crucial para o funcionamento do organismo, pois