DRIS
Figura 1 – Pirâmide dos Alimentos, 1999. Figura 2 – Pirâmide dos Alimentos, 2005.
a) Analisando a Figura 1, determine qual(is) o(s) aspecto(s) nela presente(s) que possibilita(m) visualizar a variação no valor energético da dieta. De um exemplo.
b) Comparando as duas figuras da Pirâmide de Alimentos, determine quais as mudanças ocorridas.
c) Cite os aspectos alimentares e nutricionais que você enfatizaria ao ensinar a Pirâmide dos Alimentos para um indivíduo.
Questão 2. O termo Dietary Reference Intake (DRIs) diz respeito a um conjunto de quatro valores de referência para nutrientes (EAR, AI, RDA, UL), cada qual com usos específicos. Estes novos valores de referência ampliam as recomendações nutricionais (RDA), periodicamente publicadas desde 1941 pela Academia Nacional de Ciências Norte Americana. O desenvolvimento das DRIs foi especialmente motivado pelo crescente reconhecimento de que muitas das utilizações da RDA requeriam a aplicação de métodos estatísticos que dependiam de outros valores além da recomendação de ingestão de nutrientes.
Apesar dos múltiplos propósitos na utilização das DRIs, estes dividem-se basicamente em duas grandes categorias: avaliação e planejamento de dietas. Tanto para avaliar como planejar dietas, é preciso conhecer as necessidades de nutrientes, bem como estimar a ingestão dos mesmos, procedentes de alimentos e de outras fontes, tais como água e de suplementos nutricionais. Se a unidade de interesse é o indivíduo ou um grupo de indivíduos, isto vai determinar qual o padrão de referência será utilizado (Figura 1).