drenagem
Questões parte 2 – DRENAGEM LINFÁTICA
O que é o sistema linfático e suas funções?
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.
Quais as diferenças entre os vasos linfáticos e os vasos sanguíneos arteriais e venosos quanto à:
- Estrutura:
- Função:
a) Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido, que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue, chama-se linfa.
Os vasos linfáticos possuem válvulas em forma de bolso, como as das veias, e elas asseguram o fluxo da linfa numa só direção.
b) Os vasos sanguíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso: Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.
Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.
O Vaso Sanguíneo faz parte do organismo humano, têm uma forma semelhante a tubos e ramificam-se por todo o corpo de forma organizada.
Quais são os componentes do sistema linfático?
O sistema linfático é composto pelos vasos linfáticos. Eles estão distribuídos por todo o corpo, localizados mais precisamente entre as células dos tecidos. Estas são banhadas pelo líquido tissular, que sai dos capilares sanguíneos, nutrindo e oxigenando-as; e depois retorna à corrente sanguínea, levando consigo gás carbônico e excreções.
Sobre os