Drenagem
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Camilla do Socorro Siqueira dos Santos
LISTA DE EXERCÍCIOS – DRENAGEM URNABA
BELÉM
2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Camilla do Socorro Siqueira dos Santos
Trabalho apresentado à disciplina Drenagem Urbana sob orientação da Prof. Germana Menescal para efeito de avaliação parcial.
Lista de Exercícios I
1. Qual a diferença entre as inundações ribeirinhas e as inundações devido a urbanização? As inundações ribeirinhas ocorrem, principalmente, pelo processo natural no qual o rio ocupa o seu leito maior, de acordo com os eventos chuvosos extremos, em média com tempo de retorno superior a dois anos. Esse tipo de inundação, normalmente, ocorre em bacias grandes (> 1000 km2) e é decorrência do processo natural. Diferente nas inundações ribeirinhas que ocorrem de um processo natural, as inundações devido a urbanização são ocasionadas pelo desenvolvimento urbano, ocorrendo impermeabilização do solo através de telhados, ruas calçadas e pátios, entre outros. Dessa forma, a parcela da água que infiltrava passa a escoar pelos condutos, aumentando o escoamento superficial.
2. Quais são as fontes dos problemas destes tipos de inundação? Nas inundações urbanas as fontes são: enchentes em áreas ribeirinhas e a urbanização. As inundações de áreas ribeirinhas ocorrem de forma natural, porém causa impacto sobre a população quando há ocupação de áreas de médio risco e invasão de áreas ribeirinhas.
3. Por que a vazão aumenta numa bacia urbana com relação às condições rurais? Pois com o desenvolvimento urbano passa a ocorrer a impermeabilização do solo através de telhados, ruas calçadas e pátios, entre outros. Dessa forma, a parcela da água que infiltrava passa a escoar pelos condutos, aumentando o escoamento superficial. O volume que escoava lentamente pela