Drenagem Vi Ria E Urbana
ESTRADAS
Carlos Siqueira
Ethenes Crisostomos dos Reis
João Geraldo Mota
Paulo Oliveira Silva
Ricardo Moreira
Eng. Civil: 8º B
PARACATU – MG
OUTUBRO 2014
SINALIZAÇÃO VERTICAL
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A sinalização viária estabelecida através de comunicação visual, por meio de placas, painéis ou dispositivos auxiliares, situados na posição vertical, implantados à margem da via ou suspensos sobre ela, tem como finalidade: a regulamentação do uso da via, a advertência para situações potencialmente perigosas ou problemáticas, do ponto de vista operacional, o fornecimento de indicações, orientações e informações aos usuários, além do fornecimento de mensagens educativas.
Para que a sinalização vertical seja efetiva, devem ser considerados os seguintes fatores para os seus dispositivos:
Posicionamento dentro do campo visual do usuário;
Legibilidade das mensagens e símbolos;
Mensagens simples e claras;
Padronização.
Os sinais devem estar corretamente posicionados dentro do campo visual do usuário, ter forma e cores padronizadas, símbolos e mensagens simples e claras, além de letras com tamanho e espaçamento adequados à velocidade de percurso, de modo a facilitar sua percepção, assegurando uma boa legibilidade e, por consequência, uma rápida compreensão de suas mensagens por parte dos usuários. Suas cores devem ser mantidas inalteradas tanto de dia quanto à noite, mediante iluminação ou refletorização.
O posicionamento das placas e painéis é mais detalhadamente discutido na abordagem específica dos tipos de sinais adiante definidos. Como regra geral para todos os sinais posicionados lateralmente à via deve-se garantir uma pequena deflexão horizontal, entre 3º e 5º (três e cinco graus), em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam, de forma a evitar reflexos provocados pela incidência de faróis de veículos ou de raios solares sobre a placa.
Adicionalmente, os sinais devem ser inclinados