Drenagem Urbana
A área em questão é provinda de um recente loteamento, portanto há inexistência de sistema de drenagem urbana, tão pouco rede de captação de águas fluviais. A escolha deste local foi baseada na intenção de determinar os melhores pontos para se instalar tais captações. A área escolhida tem 61.562,87 m², se encontra na extremidade oeste do município de Montanha, lugar com pouca declividade e altitude média de 93 m.
Por não haver presença de nenhuma forma de captação de água os pontos escolhidos, na verdade, foram sugeridos de acordo a direção do escoamento de cada rua, tendo como referência as demais redes de captação encontradas no município. Cortada por sete ruas, quatro no sentido leste-oeste (Sapucaia, Parajú, Ipê e Av. Antonio Paulino) e três no sentido norte-sul (Peroba, Cedro e Vinhático), nem todas calçadas, ainda não está totalmente loteado, portanto o nível de infiltração ainda é alto, porém com a intensa compactação do solo esse nível tende a diminuir gradualmente. Em contra partida, o escoamento superficial aumentará, necessitando assim, cada vez mais de um estudo que permita a captação do volume de água decorrente das precipitações.
2. MEMORIAL DESCRITIVO
Ponto de início: Poço de visita no encontro entre as Ruas Peroba e Av. Antonio Paulino.
Av. Antonio Paulino
Sem Pavimentação e por isso em alguns trechos apresenta erosão provocada pela ação das águas da chuva.
Apresenta grande declividade após o cruzamento com a Rua Cedro
Vários Lotes vagos, construções em andamento e poucas casas consolidadas
Lado direito
3 Bocas de Lobo simples (B01,B02,B03)
1 Sarjetão (S01)
Rua Ipê
Sem Pavimentação e por isso em alguns trechos apresenta erosão provocada pela ação das águas da chuva, onde a água costuma empoçar no lado esquerdo leste.
Apresenta grande declividade após o cruzamento com a Rua Cedro
Vários Lotes vagos, construções em andamento e poucas casas consolidadas
Lado direito
5 Bocas de Lobo simples