DRENAGEM URBANA
Um estudo sobre Enchentes e Alagamentos da Avenida Luiz Tarquínio
Alex da Silva Ferreira1
Douglas Brito Nunes2
Elisângela Soares Borges3
Ludmila Chaves Ferreira4
Matheus Soares Luz 5
Muriel Santana Lessa Freitas 6
Vinicius Cruz Bispo dos Santos7
Resumo
Drenagem urbana consiste no gerenciamento da água da chuva que escoa no meio urbano. Devido à urbanização e as decorrentes alterações no ciclo hidrológico ocorrem às enchentes, que por sua vez são fenômenos naturais que ocorrem periodicamente devido às chuvas de grande magnitude. Baseado nisso, estudamos a participação da população como um todo e as ações feitas e as que poderão ser feitas pelo governo.
Palavras-chave: Drenagem urbana; Enchentes; Poluição; Rios.
Introdução
A ocupação desordenada do solo no Brasil é a uma das principais causas dos problemas de escoamento natural das águas pluviais, trazendo consequências gravíssimas como o aumento na frequência das inundações e enchentes dificultando o escoamento devido à impermeabilização do solo. Esta pesquisa visa analisar elementos que se relacionam com influencia do sistema de drenagem urbana, tendo como caso de estudo a Avenida Luiz Tarquínio, na cidade de Lauro de Freitas região metropolitana de Salvador, considerada um dos pontos mais fortes de alagamento causando transtornos a todos que habitam e trafegam pelo local. Quando chove em volume maior, as águas pluviais não conseguem escoar naturalmente para o seu devido lugar e rapidamente acabam invadindo as residências e as casas comerciais.
A hipótese sugerida é que o sistema de drenagem urbana talvez não tenha sido projetado para uma expansão populacional muito grande, como consequência o processo urbanístico que aumenta a quantidade de chuva que escoa superficialmente, a falta de manutenção do sistema de drenagem já existente, como a desobstrução das bocas de lobo e bueiros que contribui significativamente para o agravamento do