dre e balancete
Tendo em consideração o modelo ricardiano, discuta a possibilidade de se realizar uma especialização na produção de cada país tendo em consideração as abordagens da vantagem comparativa que lhe foram propostas.
Se os termos de troca internacionais forem 1 automóvel=22 casacos, quantos dias de trabalho poupa Portugal por cada unidade do seu bem de importação no caso de se abrir ao comércio?
3. Comente a seguinte frase: “Afirma-se que alguns países pequenos não tem vantagem em comercializar, sobretudo porque não têm vantagem comparativa em nada”.
4. a) Explique brevemente em que medida as ideias de Adam Smith e David Hume puseram em causa o pensamento mercantilista.
b) No contexto do modelo clássico de comércio internacional, considere a seguinte matriz relativa ao número de dias de trabalho necessários para produzir uma unidade de produto de cada um dos 5 bens em cada um dos dois países assinalados: Casacos Automóveis Bicicletas Fogões Livros RU 2 8 4 3 2 EUA 2 6 2 2 3
Considere que o salário nos RU é de 8 libras por dia e que o salário nos EUA é de 20 dólares por dia e a taxa de câmbio é de 2 dólares por 1 libra. Com esta informação, determine os bens que serão exportados pelo RU e os que serão exportados pelos EUA.
c) A resposta dada em b) seria alterada se fosse introduzido um custo de transporte de 1 dia/bem? Justifique
d) O que poderia