produtividade
Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários. Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço. Por exemplo: um digitador produzia a emissão de 10 relatórios por dia. Com formação específica, passou a produzir 15 relatórios por dia, com a mesma qualidade. Isto significa que houve um ganho de produtividade de 50%. A produtividade pode ser sempre melhorada através da criatividade, da formação e da melhoria contínua. É o máximo da produção que a qualidade permite.
O desperdício é o maior inimigo da produtividade. Ele aumenta os custos e diminui a competitividade. - Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata... - Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais.
Veja com combater os desperdícios: - Observe bem o processo de trabalho, desenhe as seqüências das operações através de Espinhas de Peixe ou Fluxogramas. - Localize os pontos de perdas.
Para conseguir melhor produtividade, é importante: - Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas.
(ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança); - Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica); - Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo); - Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança em sua