Poluição
A poluição pode ser definida como sendo a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou que têm contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.
Neste sentido, este trabalho busca mostrar as conseqüências causadas pela poluição, bem como propor formas de minimizar e de recuperar os meios atingidos por essa poluição, garantindo a saúde e segurança da população humana, animal e vegetal, ou seja, o meio ambiente como um todo.
Aqui, pode-se refletir, se não será bom tentarmos fazer um mundo melhor.
No trabalho é tratatado os vários tipos de poluição presentes em todo o mundo . São eles: Lixo, Poluição da Àgua, Poluição Radioativa, Poluição Sonora, Poluição do Ar e Destruição do Solo consequente da poluição deste.
LIXO
O “lixo” é uma grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, dentre eles, o resíduo sólido urbano gerado em nossas residências.
O lixo representa, hoje, uma grande ameaça à vida no Planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos. A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população.
O lixo que é abandonado a céu aberto em locais impróprios, permiti a proliferação de vetores capazes de transmitir várias doenças. A matéria orgânica disposta de forma desordenada entra em processo de putrefação, formando uma outra mistura complexa de gases de metano, dióxido de carbono, sulfídrico, amônia e outros ácidos orgânicos voláteis, os quais, quando em contato com o sistema respiratório de seres humanos, podem causar lesões irreversíveis e levar à morte. Um outro