Dramatização no ensino de Geografia - fichamento
SIMÕES, Manoel Ricardo. Dramatização para o ensino de Geografia. Ed. Jobran Coautor. Rio de Janeiro, 1995, p. 01-33.
INTRODUÇÃO
A utilização da dramatização de textos paradidáticos com os alunos pode ser uma estratégia dinâmica que leve os envolvidos a um aprofundamento do estudo sobre o tema, ao mesmo tempo que desperta na assistência o interesse para com as questões abordadas, incentivando e estimulando o estudo e a reflexão sobre os conteúdos do curso de Geografia. Desta maneira, ela pode se tornar um instrumento auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem (SIMÕES, 1995, p. 1).
As dramatizações constituem-se em montagens teatrais simples, com um mínimo de cenário, figurino e recursos materiais, que não exigem dos alunos e professores o conhecimento de técnicas de interpretação apuradas: um pouco de intuição “feeling” são suficientes (SIMÕES, 1995, p. 2).
O que é o Projeto Dramatização para o ensino de Geografia
O Projeto Dramatização para o ensino de Geografia é um trabalho que nasceu espontaneamente [...] de um professor que se encontrava angustiado pela falta de motivação dos alunos com as aulas de geografia e com a escola de modo geral (SIMÕES, 1995, p. 3).
O Projeto Dramatização consiste na formação, dentro das escolas em que trabalho, de um grupo multiplicador da ideia. Este grupo pode ser multiplicar dentro da escola, nas diferentes disciplinas, apresentando as peças em outras escolas da comunidade (SIMÕES, 1995, p. 3-4).
O que se pretende
[...] tem como objetivo principal possibilitar aos professores e estudantes de Geografia o acesso a uma prática pedagógica alternativa que incorpora, no cotidiano da sala de aula, uma linguagem diferente da usual, e que serve como ponto de partida para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos da disciplina Geografia (SIMÕES, 1995, p. 7).
Ao mesmo tempo, é possível estimular os alunos para que se interessem pelo estudo de