Dragão Dourado é muito forte.
Os filósofos do século XX pensavam na história como descontínua onde cada sociedade tem sua história própria em vez de ser exclusivamente uma etapa numahistória universal das civilizações.
3. Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e às técnicas?
No século XIX havia uma ideia de progresso, entre os filósofos, ou seja, de que os sereshumanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e práticas, de modo que o presente é melhor e superior, se comparado ao passado.
4. Porque no século XXdesapareceu o otimísmo com relação às ciências e as técnicas?
O otimismo científico-tecnológico, no século XX, foi se esvaindo tendo em vista os episódios caóticos desse século, como as duas guerras mundiais, as ditadurasna América Latina e na África, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki a devastação de mares, florestas e terras e demais problemas ligados a enfermos.
5. Explique a distinção feita pela Escola de Frankfurt entre razãoinstrumental e razão crítica.
A razão instrumental, conforme a Escola de Frankfurt, é uma razão técnico-científica em que as ciências e as técnicas agem como um meio de controle, intimidação e terror sobre os seres humanose não como um meio de liberação dos mesmos. A razão crítica, por sua vez, afirma ser preciso analisar e interpretar os limites e os perigos do pensamento instrumental assim como se as mudanças sociaisdisse que não tá bem,
Fez meu olho brilhar dizendo que tá foda em casa e que
Os problema tão demais,
Capaz de se jogar no mundão
Sem noção nenhuma do que pensa ou faz
E eu disse então meu bem...
Cê sabe que eu sempre te quis, que bom que veio me
Procurar
Se quiser desabafar fica a vontadisse que não tá bem,
Fez meu olho brilhar dizendo que tá foda em casa e que
Os problema tão demais,
Capaz de se jogar no mundão
Sem noção nenhuma do que pensa ou faz
E eu disse