O ensino da Matematica para surdos
Flávia Roldan Viana, UECE, soeuflarv@yahoo.com.br
Marcília Chagas Barreto, UECE, marcilia_barreto@yahoo.com.br
RESUMO
Com este texto, pretendemos levantar uma discussão acerca da literatura que está sendo produzida em torno do ensino de Matemática para alunos com surdez. Esta discussão é parte de um projeto maior em que se objetiva intervir na formação de professores que ensinam matemática para alunos surdos. A literatura demonstra que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que se consiga efetivamente levar o surdo a construir o seu conhecimento matemático. Palavras-chave: Ensino, Matemática, Surdez.
ABSTRACT
With this text, we intend to raise a discussion about the literature being produced around the teaching of mathematics for students with deafness. This discussion is part of a larger project that aims to assist with the training of teachers who teach mathematics to deaf students. The literature shows that there is still a long way to go before it can effectively lead the deaf to build your mathematical knowledge. Keywords: Teaching, Mathematics, Deafness.
1 Introdução
Na atualidade, tem-se constatado que a educação constitui elemento fundamental para o desenvolvimento sócio, econômico e político do país, porém a dificuldade do ensino em lidar com as diferentes formas de aprendizagem e de atender às necessidades de milhões de educandos, com as mais variadas especificidades, resulta em altas taxas de fracasso escolar.
Machado (2008) destaca ainda que na busca da padronização e homogeneidade para atender a essa ideologia, a escola tem pautado suas práticas pedagógicas em modelos teórico metodológicos que sustentam uma visão linear e estática sobre o processo de ensino, como também sobre a aprendizagem do aluno, manifestando uma visível dificuldade em lidar com diferentes formas e ritmos de aprender
(p. 76).
No que diz respeito à educação de surdos, as políticas