Dragão da Lama é muito forte.
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
Classificação
Monossacarídeos
Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses,pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses (C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.4
Carboidrato
Trioses
(C3H6O3)
Gliceraldeído
Diidroxiacetona
Pentoses
(C5H10O5)
Ribose
Desoxirribose
(C5H10O4)
Hexoses
(C6H12O6)
Glicose
Frutose
Galactose
Oligossacarídeos
Os Oligossacarídeos são carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos.2 A ligação entre os monossacarídeos ocorre por meio de ligação glicosídica, formada pela perda de uma molécula de água. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, formados pela união de apenas dois monossacarídeos.4 Quando são constituídos por três moléculas de monossacarídeos, recebem o nome de trissacarídeos.
Carboidrato
Dissacarídeos
Sacarose
Lactose
Maltose
Trissacarídeos
Rafinose
Polissacarídeos
Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímerode monossacarídeos, geralmente de hexoses.2 São insolúveis em água e, portanto, não alteram o equilíbrio osmótico das células.4 Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.
Carboidrato
Polissacarídeos
Amido