dpoc
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FISIOPATOLOGIA
NOME DO ORIENTADOR: JANAINA Artigo Científico apresentado a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de Graduação em Farmácia e Bioquímica.
São Paulo
2014
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
DINO FAVARO
Graduando em Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho dinofavaro@ig.com.br JANAINA
Mestre
Professora e coordenadora do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho
RESUMO
A qualidade de vida dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
(DPOC) remete ao cumprimento das orientações fornecidas, para que estes evitem possíveis agravos provocados pela doença e assim diminuir o número de internações hospitalares.
Desenvolvemos essa pesquisa através de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, onde procurou-se entender os motivos que fazem pacientes não seguirem as orientações fornecidas pelos profissionais da área da saúde após sua alta hospitalar. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, foram selecionados 7 pacientes portadores de DPOC em uma clinica particular da região do vale do Itajaí, sendo que os entrevistados teriam que haver passado por internações hospitalares em decorrência desta doença. Estas entrevistas foram agrupadas em categorias e posteriormente em subcategorias, sendo elas: Perfil do sujeito, Orientações recebidas colocadas em prática, Orientações fornecidas e não aderidas e Motivos da não aderência. Conclui-se que os pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não cumprem com total afinco as orientações recebidas, observou-se a importância