DP CIENCIAS SOCIAS
1-A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que criaram a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. Este contexto histórico foi:
R:a revolução industrial e a revolução francesa foram fundamentais para a instalação da sociedade capitalista e o surgimento da sociologia;
2-Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
R: a vida dos homens já aparecendo como resultado das condições econômicas e políticas e não de sua fé ou de sua consciência individual;
3-Pode-se dizer que a partir do Renascimento ocorreram transformações profundas na Europa. Entre elas destacam-se:
R: A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
Tranformações do capitalismo no século XVIII
1-No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:
R: supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.
2-O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de