Trabalho de metodologia
Na coleta de dados é necessário informar como se pretende obter os dados da pesquisa para responder ao problema. Se tratando da pesquisa de campo esse meio pode ser a observação, o questionário, o formulário e a entrevista.
A observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e, além disso, utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Essa técnica além de ver e ouvir consiste em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar. Pode ser simples ou participante. Na observação simples, deve-se manter certa distância ou da situação que tenciona estudar. Já na observação participante, é preciso estar engajado na situação ou na vida do grupo.
O questionário caracteriza-se por uma serie de questões apresentadas ao sujeito da pesquisa, por escrito. Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante.
O formulário é o comedimento entre o questionário e a entrevista. É apresentado por escrito como no questionário, mas é o entrevistador quem assinala as respostas de acordo com o respondente.
A entrevista é um procedimento no qual se faz perguntas a alguém, que as responde oralmente. A presença física de ambos é necessária no momento da entrevista, mas pode-se usar o recurso de uma mídia interativa. A entrevista pode ser informal, por pauta ou focalizada.
Os grupos de foco são realizados antes de redigir um roteiro de entrevista ou um questionário. Trata-se de um grupo reduzido de pessoas com as quais o pesquisador discute sobre o tema a ser investigado, com a finalidade de obter informações sobre o assunto e dar-lhe uma direção ao conteúdo dos instrumentos de coletas de dados. Estes instrumentos da coleta de dados dizem respeito à pesquisa de campo existindo ainda a pesquisa bibliográfica cuja coleta é feita na literatura direta e indireta em livros, artigos, teses, jornais, internet, etc.
Realizada a fase de coleta, é dado início ao processo de